sábado, 26 de setembro de 2009

Alice


Se é uma opinião absolutamente imparcial que procuram sobre este filme, aconselho previamente a não-leitura deste post já que, é meu dever dizê-lo, considero "Alice" a grande pérola do cinema português; é, sem sombra de dúvida, o melhor filme português que vi até hoje.

Do realizador Marco Martins, este filme de 2005 sobremaneira elogiado pela crítica internacional (em Cannes renderam-se ao seu poder) narra a "simples" e angustiante luta de Mário (Nuno Lopes) em busca da sua filha Alice, desaparecida há vários meses. É uma vida vazia a descrita na sequência de cenas, conversas e silêncios que compõem o filme; um pai errante pelas ruas de uma Lisboa melancólica e azul, em busca da sua filha pequena que desapareceu num dia que se anunciava igual a tantos outros.
Não vou alongar-me muito mais porque acho que as críticas de cinema devem ser curtas, delineando apenas os contornos da história, cujo conteúdo será preenchido pela visualização do filme e pela forma de sentir de cada um de nós.
Para terminar, realce para a maravilhosa banda sonora de Bernardo Sasseti, falando inequivocamente ao coração, enebriando-nos pelas ruas íngremes dessa Lisboa nebulosa, triste e anónima, e para a poderosa, arrebatadora, irrepreensível, magistral interpretação de Nuno Lopes, neste papel que o elevou ao patamar de melhor actor português de cinema da sua geração. (Igualmente uma menção de louvor para Beatriz Batarda, sublime no papel de mãe de Alice)

Apetece-me dizer, em jeito de conclusão, que este filme ensina ou permite uma maior inteligibilidade da dor suportada pela perda de alguém que muito amamos.

A palavra "ausência" ganha um outro significado depois de ver "Alice".

Eis o trailer do filme : http://www.youtube.com/watch?v=HsBsT1AwDbs

Sem comentários:

Enviar um comentário