sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A surpresa de Saramago

José Saramago prepara uma surpresa para todos os seus leitores, nos quais obviamente me incluo). No dia 31 de Agosto, apresentou uma despedida (que espero temporária) no seu Caderno. Está a trabalhar num novo livro e, assim sendo, resolveu dedicar ao mesmo um pouco mais do seu tempo, descurando um pouco os seus escritos diários (ou quase diários) nesse seu blog que se tornou para mim e certamente para milhares de pessoas num sítio de visita essencial.
Devo confessar que tomei conhecimento do Caderno tardiamente, numa das visitas que faço à Biblioteca Municipal em busca de novos livros. Foi com alguma surpresa que me aproximei daquele livro verde que alberga o conjunto dos escritos de Saramago para o blog, desde Setembro de 2008 até Março de 2009. Imediatamente o coloquei debaixo do meu braço e em alguns dias consumi sem parar todos os textos escritos naquele meio ano, percorrendo os mais variados temas da actualidade, desde a bestialidade do senhor Berlusconi, passando pela saudade do autor pela Pátria e pela cidade de Lisboa, até aos agradecimentos pessoais aos seus amigos íntimos e companheiros de profissão, por peripécias que a vida vai permitindo que aconteçam, na sua longa sucessão de minutos, horas e dias. Enfim, uma panóplia de temas que me prendeu da primeira à última página e que me tornou numa frequentadora assídua do seu Caderno.
Confesso que aquela despedida do dia 31 de Agosto me deixou um pouco triste, embora talvez não seja esta, de longe, a palavra adequada para descrever o meu estado de espírito. Digamos que se estampou no meu rosto uma expressão na qual têm que partilhar espaço a tristeza e a ansiedade por um novo livro, por um novo Saramago que se avizinha. Até lá, continuarei a viajar até ao Caderno, na esperança do autor resolver expressar alguns dos seus pareceres, de quando em vez...

http://caderno.josesaramago.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário